Queridos...
Iniciando a
falar sobre Orixás, Entidades Divinas da
Natureza, temos que iniciar lembrando que o culto ao Seres da Natureza é
mais antigo na África, do que remonta no planeta a vinda de Jesus.
Os africanos,
possuem cerca de 800 Orixás, em todo o seu continente, onde, quando da
revelação do Caboclo das Sete
Encruzilhadas à Zélio Moraes,
escolhe doze, que acabam sendo simplificados pelo mesmo com o consentimento
deste, por 7 que, deixando os demais ligados a forças que os complementaram.
Não há ai
nenhuma falta de respeito ou valorização de uns sobre outros, mas sim, sendo a
Umbanda, uma religião que visa à simplicidade, não haveria ritos, que
complicassem e sim facilitasse o seu entendimento.
Para que fosse
possível, ater-se a essa idéia, determina o astral, aos umbandistas da Umbanda
Real, a divisão das Forças de irradiação em Sete (7), principais, e a cada uma
delas com sete legiões onde se intercalam os demais Orixás.
Você pode
pensar mas e “eles”? Não se sentem
menosprezados: Certamente que não, pois Mestres venceram a si e a nós
encarnados, nas vaidades, invejas e ciúmes.
Simplesmente, a
cada um foi dado uma atribuição que é complementada por outros e assim por
diante visando à evolução da humanidade, já superaram as nossas “humanidades menos felizes”.
Bem, essa
escolha do Senegal, como pais de referência, justifica-se pelo fato de na fundação
da Umbanda Real no Brasil, ser a mais direta.
Sete Linhas, Sete Forças que irradiam energia, e dentre elas seus locais de força.
A primeira
linha de Oxalá,ou seja, Cristo dentro da aculturação, irradia a
Luz Solar, local onde fica Aruanda. E nosso olhar humano recebe a luz da vida,
mas não se iguala a encará-los, por força maior baixamos a cabeça. É morada dos
“libertos da Reencarnação”.
A segunda
força da Umbanda, tem seu centro de irradiação de força no Mar, onde Yemanjá ou Iemanjá, irradia, até a faixa onde as ondas se formam, pois dali
para frente, forças combatentes, resguardam a Rainha do Mar, cujo nome
significa “Mãe dos peixinhos”, no
qual o ser humano também se enquadra. Os combates no mar, entre seres trevosos
e luminares, ocorrem constantemente pois ali se desmancham trabalhos de todas
as formas maléficas que o mal pode criar. São Tritões e Sereias Guerreiras que
ali administram.
Na terceira
linha de Umbanda, temos a linha de Ogum,
que como forças militares que são, atuam, como defensores, das cinco linhas
restantes, pois a cada linha existe uma linha de ogum correspondente.
Vejam, Ogum Sete Ondas, atua no mar, assim como
Ogum Megê atua na terra e no Mar, Ogum Rompe-Mato nas matas, e não possuem
um centro de irradiação fixo, como as demais cinco .
Na quarta
linha, temos a de Oxossi, na figura
do guerreiro e defensor das matas, tem seus guerreiros e flecheiros nas figuras
indígenas representativas do Cacique Sete flechas, Caboclo Araribóia, Cobra
–Coral... Já Ogum das Matas, assim como as Falanges de Jurema das Matas Virgens
e Jurema Flecheira, que se apresentam na forma de Amazonas, e entidades que
lidam com a cura, ou seja, seu centro de irradiação esta centrada nas matas.
Na quinta
linha, temos, Xangô, na regência que
possui,diversos locais de atuação sendo que Xangô da Pedreira, irradia das
grandes pedreiras e possui como guardião também, Ogum Rompe Mato, Ogum das Sete
Pedreiras, que muito pouco é evocado....quase sempre no ponto cantado de Xangô. Temos também, Xangô do Fogo, que atua no processo de cura, através da chama invisível.
Alias, essas
três Entidades Guerreiras, se apresentam quase sempre com entidades que
trabalham nas três linhas de força de acordo com a necessidade. Por exemplo, Caboclo
Cobra Coral e Caboclo Sete Flechas, trabalham nas linhas de Oxóssi e Xangô, e
assim muitas outras entidades, se unem na fraterna tarefa de se elevarem,
elevando o homem seu irmão, na criação junto.
Na sexta linha,
temos a doce regência de Oxum, que
vibra nos rios, lagos e cachoeiras, e ali temos Ogum Beira Rio, Ogum Das Águas,
e em todas as linhas, Ogum de Ronda, que guarnece aqueles que os evocam, principalmente
realizam a guarda de templos e médiuns.
Na sétima
linha, regida por Omulu, temos as
entidades que fazem com que as determinações cármicas se cumpram, de acordo com
as determinações dos Senhores do Carma, que atuam na linha de Xângo. São
Guerreiros, que muitos temem e chamam de Exus, como representação do mal, como
se vê nas imagens das “Floras”, com
representações demoníacas. Isso só demonstra ignorância e atraso de alcance
humano, pois os que atuam nessa linha, trabalham para o bem do ser encarnado, contra
essas sim, forças do mal, que não vou enumerá-las, por não trabalharem na LINHA BRANCA DA UMBANDA REAL, e não
evocá-los, apesar de saber que existem, e se alegram com a desgraça humana temos “AS SETE ESPADAS DE OGUM,PARA DEFENDER-NOS
DO MAL!”
Salve esses Mestres
luzeiros e também, seus Caboclos, Pretinhos e Pretinhas Velhas assim como Ibejês
e suas Ordens.
Voltarei neste
assunto...
Entendam, que
não há submissão entre as sete forças, e suas sete legiões e sete sub-legiões,
e sim uma enorme organização, respeito, delimitação de funções e de níveis de
vibração.
Espero ter
dado uma visão geral, sobre as Sete Linhas Da Umbanda Real, e sei que faltou
falar de Iansã, Nana e Oxumaré.
Em um próximo,
texto colocarei seus locais de forças, tarefas e descrições.
Ah, hoje a religião com maior número de
adeptos no Senegal, é o Islamismo.
Abraço
Fraterno,
Mara Bahia.
Como é bom continuar sempre aprendendo com você!
ResponderExcluirBeijos no coracão!
Amada!
ExcluirSaudades !Que bom que me lês!
Grata ,beijo nesse teu coração generoso!
Te amamos .